segunda-feira, 26 de março de 2012

Exercício 2 - Análise e comparação de duas marcas concorrentes

O que resta após a retirada do logotipo de seu produto?
Uma marca é muito mais do que seu logotipo.


Essa é uma pergunta muito importante, já que uma marca é muito mais do que seu logotipo. Os componentes que restam são facilmente identificáveis? Se a resposta for negativa, é hora de desconstruir essa marca.
A filosofia de desconstruir da marca considera o ponto de contato de cada possível consumidor como uma visão de construção ou manutenção da imagem da marca. As imagens, os sons, as sensações táteis, e o texto precisam tornar-se componentes totalmente integrados na plataforma de branding. Cada aspecto desempenha um papel tão vital quanto o do próprio logotipo.
Uma campanha pode se valer de diferentes mídias e formatos, mas todas as peças devem ter a mesma identidade.

A criação de uma identidade para a marca deve considerar os seguintes elementos:
· cor;
· tipografia;
· padronagens;
· diagramação;
· grafismos;
· imagens e estilo fotográfico;
· texturas;
· gestos;
· som;
· e, se possível, cheiro e gosto.
Fonte: Brandsense: a marca multissensorial de Martin Lindstrom
Exercício para ser apresentado no dia 27/03/2012
Análise e comparação de duas marcas concorrentes (produto ou serviço) a partir do conceito de “Desconstrução da Marca” de Lindstrom.

1- Encontrar uma marca com uma representação visual marcante e outra fraca (as marcas devem ser da mesma categoria de produtos, ou seja, concorrentes diretos).
2- Escolher uma campanha das duas marcas (Pode ser uma peça ou mais, da mesma campanha).
3- Montar um .ppt, que nas páginas iniciais (cada página uma imagem) contenha as imagens das campanhas das marcas escolhidas com tarja (essa tarja deve estar tampando as áreas que fazem referência direta a marca, ex: slogan e logo, a função da tarja é ver se a marca é reconhecida apenas pela cor, imagens, tipografia ou outros elementos visuais marcantes) e nas páginas finais retirar as tarjas das campanhas. -
4- Dizer quais são os elementos que estão construindo a identidade da marca nessa campanha (ex: cor, tipografia, personagem, imagens – estilos fotográficos ou ilustrações)
5- Salvar o arquivo em .pdf e publicar no slideshare (http://www.slideshare.net/).
6- Fazer um post e inserir o link do slideshare no blog.
7- Levar também a apresentação em um pendrive, para o caso da internet não estar funcionando.

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